quarta-feira, 29 de julho de 2009

Paris faz “campanha do sorriso” para conter o sumiço dos turistas. Mau humor e antipatia, também, teem peso econômico

De uma atividade economicamente insignificante, o turismo é, hoje, um grande objeto de desejo e, para muitos países, o dinheiro deixado pelos turistas tem um peso considerável em suas contas.

A França é o maior destino turístico do mundo, e Paris a vedete nesse cenário. Com a crise batendo pesado nas economias européias, o fluxo de turista para o país caiu 17% este ano, também em função dos altos preços e da notória antipatia dos franceses.

Por ocasião da divulgação do relatório sobre as mudanças climáticas pelo IPCC, em 02 de fevereiro de 2007, em Paris, dentre os movimentos que surgiram como o que defende a retirada dos automóveis da cidade, um interessante foi o que defendia a proibição da entrada de turistas.

Leia: “O relatório de Paris sobre mudança climática e meio ambiente”.

O prefeito respondeu que seria impraticável, pois, ele não teria como administrar a cidade, já que grande parte do orçamento e composto pelo dinheiro dos turistas. Isso comprova a má vontade e antipatia que os turistas teem que aturar para visitar a cidade e o país.

Entretanto, em tempos de crise, o governo francês começou uma “campanha do sorriso”, para, mesmo que de má vontade, os turistas possam se sentir atraídos e mais confortáveis em suas visitas.

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