domingo, 27 de maio de 2007

O relatorio de Paris sobre aquecimento global e meio ambiente

02/02/2007

Como previsto, saiu o relatório. O Painel Intergovernamental Sobre Mudança Climática (IPCC) afirma , com 90% de certeza, que a queima de combustíveis fósseis - petróleo e carvão mineral - além de outras atividades humanas, são as responsáveis pelo aumento da temperatura na Terra e as alterações no meio ambiente, entre elas, o aumento dos furacões, enchentes e secas, que são os resultados mais visíveis deste fenômeno.

O relatório alerta para a situação, já alarmante, e afirma que se não forem adotadas medidas adequadas e urgentes, a situação climática e do meio ambiente, tende a piorar consideravelmente, com o aumento no nível dos oceanos, o derretimento do gelo Ártico e inundações de áreas costeiras.

A conslusão do relatório: "A culpa é nossa", tem que ser bem estudada para ficar bem claro. Sabe-se que o consumo desses combustíveis fósseis foram, e ainda são, feitos em sua grande parte pelos países desenvolvidos, e esta alta concentração de CO2 na atmosfera que causa o efeito estufa - logo o aquecimento - é resultado das emissões historicamente cumulativas desses países, em seu processo de desenvolvimento.

Se existem responsáveis visíveis e diretos pelos problemas, estes são os EUA e União Européia, enquanto boa parte da humanidade ainda nem começou a consumir estas formas de energia.

É importante identificar e/ou atribuir responsabilidades, para serem levadas em conta na hora de se exigir sacrifícios para minimizar ou resolver o problema que vai atingir a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.