sexta-feira, 10 de julho de 2009

Plano Real é do Itamar Franco e não do FHC - #Eleições2010


As comemorações no Congresso Nacional pelo aniversário de 15 anos do Plano Real  foi uma festa para a oposição ( PSDB-DEM ) que sonhava com algum trunfo visando às #Eleições2010.

Antes de tudo, é uma distorção histórica e injusta, porque o autor, de fato, do Plano Real  é o ex-presidente Itamar Franco como titular do governo e não o seu assessor – ministro da fazenda – à época, o FHC.
Alguém atribui o Plano Color à ministra Zélia Cardoso de Melo, ou o Plano Cruzado do Sarney ao Dílson Funaro?

Em ambos os casos, como no plano real, o responsável ou “autor” foi, e é, o inquilino do Palácio do Planalto e não o seu assessor. Logo, é uma armação da mídia e PSDB – sua opção preferencial – e conveniência de políticos que não querem ficar “mal na foto”, para tirar uma casquinha no sucesso econômico a que conduziu o país o presidente Lula.

Claro que não estamos negando a importância do Plano Real, e sim a sua hipotética autoria. Confira vídeo onde o próprio Itamar Franco explica e desautoriza o seu ex-ministro FHC. É só clicar no link: Plano Real.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

2 comentários:

  1. Pra variar, mais um projeto muda repentinamente de autoria-é impressionante como certas pessoas na política conseguem fazer simplesmente TUDO!

    E ninguém lembra, que, a partir do momento que um projeto entra em votação numa Casa Legislativa, ele perde sua autoria - ele é da Casa em que se vota, até porque essa Casa tem plenos poderes de alterá-lo completamente.

    Mas pra que precisa divulgar isso, né?

    ResponderExcluir
  2. Olá Abigobaldo!

    A paternidade de um projeto só é “disputada” quando o filho é bom, quando dá resultado, não é mesmo?

    Veja se alguém reivindica a paternidade dos dois outros planos que sito no artigo?

    Reivindicar a paternidade do Plano Real foi o único recurso que o PSDB/FHC encontrou para criar “um fato novo”, para mostrar serviço em tempos de popularidade a 82% do presidente Lula, e perspectivas pouco confiantes para 2010. Não acha?

    Mas, você tem razão o poder final é do Congresso Nacional. É pena que ele o utilize em benefício próprio, e não tem moral para reivindicar nada.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.