domingo, 17 de maio de 2009

Globalização, o nivelamento - por baixo – das culturas, valores, corações e mentes

A homogenização da cultura e do comportamento pretendida e induzida pela globalização, com o domínio do “american way of life” em detrimento das culturas locais e próprias de cada povo ou país, é um fato que tende a se agravar com a dissolução das fronteiras físicas e psicológico-existenciais.

As resistências mais óbvias teem ficado por conta dos países islâmicos, que tentam impedir a “invasão” e a descaracterização de sua cultura e costumes, por valores, segundo eles, de valor e/ou qualidade duvidosa, senão deletéria.

Um outro mundo é possível? Um mundo onde as relações entre os povos se estreitem. Onde instrumentos importantes como a Internet e outras tecnologias sirvam para aproximar, reforçar e partilhar a rica diversidade das culturas dos povos no planeta, com respeito e enriquecimento mútuo? Ou a globalização se dará, como ora ocorre, com hegemonia de um ou de alguns, com culturas e valores de qualidades discutíveis, e a supressão e desaparecimento da rica diversidade que ainda existe?

Tudo começa e termina na cabeça de cada um. Na minha, na sua... e cada um é responsável por tomar a decisão de fazê-la – a própria cabeça - do contrário, ela será feita à sua, à nossa revelia, participação e vontade.

O que você acha? Será mesmo possível preservar alguma identidade cultural com a “dissolução das fronteiras” como vem ocorrendo? Dê a sua opinião. Comente!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.