domingo, 5 de abril de 2009

Obesidade. Sabia que médicos a vem estimulando para forçar cirurgia no SUS?

Você concorda com isso? É uma distorção que fere a ética e/ou qualquer principio de racionalidade e bom senso, é o estimulo feito por “profissionais de saúde” a clientes com sobrepeso, a engordarem mais, para que possam atingir o peso mínimo necessário para se enquadrarem nos critérios dos SUS, e fazerem a cirurgia de redução de estômago “gratuitamente”.

É um fato. Isso foi-me relatado por uma amiga com o problema, que recebeu este conselho do “seu médico”.

Com um número crescente de pessoas com sobrepeso e obesos - 13% da população, hoje - o Brasil segue a tendencia mundial de crescimento da obesidade e doenças a ela relacionadas como a hipertensão e a diabetes. Diante desse quadro no Brasil, o SUS autoriza a cirurgia de redução de estômago, para os casos tidos como mórbidos, garantindo o acesso a toda a população a um procedimento antes considerado acessível a poucos.

O fator comum a todos os países que apresentam índices semelhantes – quase endêmicos – é a disseminação do “fastfood”, que provoca a destruição dos hábitos alimentares tradicionais de cada povo, um dos subprodutos mais perversos da globalização.

É a exportação do “american way of life” que fez, e faz, estragos sérios na saúde e qualidade de vida da própria população dos EUA e, não obstante, é copiada sem qualquer reflexão por parte de governos e pais e consumidores que, simplesmente reproduzem o modelo e suas conseqüências. Segundo os serviços oficiais de saúde nos EUA, 64% da população esta acima do peso e 30% e considerada obesa.

Nada justifica a atitude dos “
profissionais de saúde”, como relatamos acima. Pelo visto, é preciso procura com muito critério profissionais que cuidem, efetivamente, da saúde.

Você conhece algum caso semelhante? E o que acha da atitude do médico? Dê a sua opinião.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.