A “síndrome da notoriedade” parece que vem subindo a cabeça das pessoas. Você acha que está fora dessa? Os meios de comunicação que, há já algum tempo perceberam o fenômeno, vem alimentando essa ilusão, com uma avalanche de programas de TV, revistas, BBBs, Internet – redes sociais – e mesmo os jornais, todos vivem explorando o gosto mórbido pela intimidade das pessoas.
É como se as pessoas “optassem” por viver por procuração, ou seja, transferem para as celebridades e/ou anônimos ilustres, as suas fantasias de sucesso, fama ou notoriedade, “devorando” as suas vidas e intimidades, e com isso negligenciando e deixando assim de se dedicaram a criação ou atribuição de significado às suas próprias.
A exposição excessiva da própria privacidade e intimidades nas redes sociais, vai na mesma direção, em uma atitude impensada que pode se voltar contra elas próprias. É a notoriedade a qualquer custo, mesmo que fugaz e, não raro fictícia ou com a criação de perfis falsos ou idealizados – como no SecondLife – com o estabelecimento de relações virtuais que, inevitavelmente, levam a frustração pela impossibilidade de concretização na vida real.
A privacidade é um bem inestimável, e optar por abdicar dela ou escancarar a intimidade nas redes sociais, pode não sair barato.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Celebridades e famosos ou a notoriedade a qualquer custo
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Celebridades e famosos ou a notoriedade a qualquer custo
Publié par Paulo Athayde à 00:26
Libellés : Comportamento, MídiaMarrom, RedesSociais
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