quarta-feira, 1 de abril de 2009

Celebridades e famosos ou a notoriedade a qualquer custo

A “síndrome da notoriedade” parece que vem subindo a cabeça das pessoas. Você acha que está fora dessa? Os meios de comunicação que, há já algum tempo perceberam o fenômeno, vem alimentando essa ilusão, com uma avalanche de programas de TV, revistas, BBBs, Internet – redes sociais – e mesmo os jornais, todos vivem explorando o gosto mórbido pela intimidade das pessoas.

É como se as pessoas “optassem” por viver por procuração, ou seja, transferem para as celebridades e/ou anônimos ilustres, as suas fantasias de sucesso, fama ou notoriedade, “devorando” as suas vidas e intimidades, e com isso negligenciando e deixando assim de se dedicaram a criação ou atribuição de significado às suas próprias.

A exposição excessiva da própria privacidade e intimidades nas redes sociais, vai na mesma direção, em uma atitude impensada que pode se voltar contra elas próprias. É a notoriedade a qualquer custo, mesmo que fugaz e, não raro fictícia ou com a criação de perfis falsos ou idealizados – como no SecondLife – com o estabelecimento de relações virtuais que, inevitavelmente, levam a frustração pela impossibilidade de concretização na vida real.

A privacidade é um bem inestimável, e optar por abdicar dela ou escancarar a intimidade nas redes sociais, pode não sair barato.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.