Pesquisa publicada pelo “The Journal of Experimental Psicology Applied” (EUA) concluiu que falar ao celular enquanto dirige, tem um efeito semelhante à embriaguez, no que se refere às condições de reações adequadas a situações de risco no trânsito.
Na atitude ou impulso de desobedecer alguma lei, norma ou regra, está a idéia, equivocada, de que elas existem para atrapalhar ou limitar a liberdade pessoal.
As leis ou normas, geralmente, surgem “a posteriori”, para regulamentar uma situação de fato, que esta comprometendo ou possa comprometer o bom andamento ou funcionamento das coisas ou a segurança das pessoas e/ou coletividade.
A idéia anarquista, no sentido pejorativo, segundo a qual, eu sempre sei o que é melhor para mim, mesmo no contexto social e/ou coletivo, é a negação das regras mínimas que permitem o convívio social e o estado de direito.
Ao desobedecer às normas de transito, por exemplo, age-se egoística e irresponsavelmente, pois, a idéia de “liberdade pessoal” que está implícita no ato, agride ao direito coletivo à segurança e à vida, tanto dos pedestres como dos demais motoristas.
quinta-feira, 19 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Bem vindo, a sua opinião é muito importante.