quinta-feira, 19 de março de 2009

Falar ao celular enquanto dirige equivale ao estado de embriaguez

Pesquisa publicada pelo “The Journal of Experimental Psicology Applied” (EUA) concluiu que falar ao celular enquanto dirige, tem um efeito semelhante à embriaguez, no que se refere às condições de reações adequadas a situações de risco no trânsito.

Na atitude ou impulso de desobedecer alguma lei, norma ou regra, está a idéia, equivocada, de que elas existem para atrapalhar ou limitar a liberdade pessoal.

As leis ou normas, geralmente, surgem “a posteriori”, para regulamentar uma situação de fato, que esta comprometendo ou possa comprometer o bom andamento ou funcionamento das coisas ou a segurança das pessoas e/ou coletividade.

A idéia anarquista, no sentido pejorativo, segundo a qual, eu sempre sei o que é melhor para mim, mesmo no contexto social e/ou coletivo, é a negação das regras mínimas que permitem o convívio social e o estado de direito.

Ao desobedecer às normas de transito, por exemplo, age-se egoística e irresponsavelmente, pois, a idéia de “liberdade pessoal” que está implícita no ato, agride ao direito coletivo à segurança e à vida, tanto dos pedestres como dos demais motoristas.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.