domingo, 22 de fevereiro de 2009

Consumismo. Gosta de ser enganado?

Uma palavra que anda na moda, não necessariamente como uma qualidade, é consumismo.

O paradoxo é que, enquanto se divulga sobre a impossibilidade de o planeta suprir a demanda – crescente – de matérias primas e recursos naturais, ele – o consumismo – não só cresce, mas, é estimulado artificialmente, inclusive com a utilização de recursos desonestos.

A demanda crescente é para atender a incorporação de centenas de milhões de pessoas ao consumo representado pelo desenvolvimento de países como a China, Índia, Brasil e outros.

Consumismo porque vai além do consumo normal, necessário, ecologicamente viável e sustentável. Em função disso existe um sem número de estudos, pesquisas e tecnologias de todo tipo, cujo objetivo é forçar as pessoas a comprarem.

Forçar, porque por trás da aparência de opção ou livre escolha, estão uma série de artifícios criados por fabricantes e lojistas, para enganar – literalmente – o desavisado
consumidor, estimulando a compulsão em muitos, o que já chega às raias do distúrbio de comportamento.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.