sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Falta de produtividade do Congresso Nacional ou o Legislativo que não legisla

A falta de “trabalho” efetivo é tão patente nas duas casas, Senado e Câmara (Legislativo) que, tanto o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) como Presidente da República (Executivo) têm legislado cada vez mais. No último caso, com as Medidas Provisórias, para suprimir demandas legais urgentes para o funcionamento de economia, das instituições e do país.

Assista às sessões do Senado e Câmara, nas TVSenado e TVCãmara, para constatar como “trabalham” os parlamentares. Freqüentemente, o que vemos é um ou outro deputado ou senador discursando para poltronas vazias. Você tem que ficar ligado mesmo, pois, a TV só da uma panorâmica no plenário, quando ele esta cheio, o que é, relativamente, raro.

E, quando “trabalham”, grande parte dessas atividades é de apreciação de matérias de relevância questionável como, comemorações, homenagens e moções de todo tipo, em detrimento de projetos de leis importantes para o funcionamento e desenvolvimento do país, que se arrastam por anos a fio.

Casos como a Reforma Política e Reforma Tributária, ou mesmo, um caso emblemático, como o Projeto de Lei que regulamenta os resíduos sólidos no país, que “tramita” há 24 anos sem qualquer perspectiva, mesmo em tempos de crise ambiental séria.

Você pode, e deve, vigiar, cobrar e pressionar os parlamentares nos quais votou, pois, é, também, responsável pelo que eles fazem ou deixam de fazer com o poder que lhe conferiu com o seu voto.

Acesse os sites:
www.senado.gov.br e www.camara.gov.br, descubra o endereço e email dos “seus” parlamentares, e use carta ou email para mostrar-lhes que esta ligado e de olho.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Um comentário:

  1. Paulo,primo sumido.
    Adorei o blog. Mande o e-mail com o seu fone de Camnpinas.Carlos (Petrolina)

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.