segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Família, da pré-história a contemporaneidade. Tudo a ver com você

Família-Tarsila do Amaral

Quatro esqueletos datados de 4600 atrás e encontrados na Alemanha, registram e confirmam a existência mais antiga da família. Os esqueletos foram encontrados juntos, na mesma cova, em posições que sugerem a relação afetivo-familiar – abraçados – entre os adultos, casal e as crianças de 6 a 8 anos. Portanto, a família é uma instituição milenar que vem garantindo a organização social e a reprodução de costumes e valores.

A família encontra-se, hoje, em um momento crítico, em processo de desintegração provocado por necessidades (?) sociais e culturais do trabalho, do sistema de produção e de consumo.

A cultura cristã que sempre lutou, e luta, há séculos pela preservação da família, não só como substrato social imprescindível, mas, também, como lastro na formação e educação da pessoa e do agente cívico social, vem enfrentando “campanhas” de relativização de valores, princípios éticos e costumes em nome de uma pseudo-modernidade, veiculadas,e promovidas pela mídia e pela publicidade.

É uma nova forma de controle social travestido de pós-modernidade, que submete as consciências ao imperativo dos modismos variados e do consumismo irresponsável.

Portanto, nós, pessoalmente, é que decidimos até que ponto isso tudo vai chegar e, não há como delegar esta responsabilidade a quem quer que seja.

Leia artigo relacionado:

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.