domingo, 19 de outubro de 2008

Equiparação do tempo de contribuição da Previdência Social entre mulheres e homens

191008
Esta em estudo no Congresso Nacional, alterações no regime de contribuição previdenciária , que visa equiparar o tempo de contribuição e aposentadoria entre homens e mulheres.

O tempo de contribuição das mulheres, de 30 anos, compromete os cofres da Previdência Social, pois, a sua expectativa de vida é cada vez maior, o que faz com que, por um período de contribuição de 30 anos, elas recebam, em média, 50 anos de benefício.

Quanto aos homens, contribuem por 35 anos e, têm uma média de recebimento de benefício muito menor, já que a sua expectativa de vida, mesmo que venha aumentando nos últimos anos é, proporcionalmente, muito menor que o das mulheres.

Logo, os homens, além de contribuírem por mais tempo, representam 60% do total de contribuintes da Previdência, trabalham por um período mais longo, e usufruem por menos tempo.

Conforme as considerações e/ou justificativas sobre a necessidade de mudança, a medida visa, não apenas resgatar o caráter de justiça ou eqüidade, mas, também, ao equilíbrio nas contas da Previdência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.