quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Energia eólica ou as “Fazendas de Ventos”

221008
Em tempos de aquecimento global e crise de energia, muitas fontes alternativas têm sido cogitadas e utilizadas em muitos países, principalmente, aqueles que têm uma dependência muito grande das fontes convencionais como o petróleo e o carvão mineral, agravadas pela dependência externa.

É o caso da energia eólica que vem tendo um uso crescente, embora, estatisticamente insignificantes, como é o caso do Brasil que tem 16 parques eólicos, “fazendas de vento”- wind farms – distribuídos em oito Estados, principalmente, nas Região Nordeste e Região Sul, e são constituídos de moinhos gigantescos de até 100 metros de altura, para aproveitarem as correntes de vento e produzindo uma energia limpa e renovável.

As “fazendas de vento” têm um visual futurista e/ou de ficção científica, e seus moinhos em nada se assemelham àqueles que povoaram a imaginação fantasiosa de D.Quixote, pois, são engenhos que incorporam tecnologias avançadas e modernas, essencialmente, simples.

Provavelmente, o que nos espera no futuro é um cenário com um “mix” de fontes de energia, em sua maioria ,limpas e renováveis, em substituição às atuais, com base nos combustíveis fósseis.

Artigos relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.