segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A crise do mito do mercado e o fim da “roleta finenceira” (?)

O mito do mercado ( absoluto?) que tem sido exacerbado com o neolibaralismo, recebeu um grande golpe com a crise, recente – e ainda em curso – da economia norte-americana com repercussasões na União Europeia e mais meio mundo.


O princípio da auto-regulamentação com a atrofia do Estado, levou a dasatinos e/ou excessos especulativos sem critérios ou limites, o que levou, e esta levando, a quebra dos principais agentes especulativos como bancos, financeiras e fundos divesos, que até então se locupletaram com o lucro fácil e excessivo.

Um cenário impensável, até há pouco tempo é o da estatização de parte do sistema fianceiro dos EUA, com o governo utilizando o dinheiro público para “salvar” os verdadeiros predadores do sistema financeiro internacional, a pretexto de impedir um mal maior.

Será o fim do mito do mercado autogestionário e o crescimento de uma Estado ativo e regulador, detonando o neoliberalismo como o conhecemos? Ou é só um rearranjo, temporário, mudando tudo para tudo poder continuar como antes?

É esperar para ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.