quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Doação de sangue. A quanto tempo não faz isso?

Já pensou que um dia você pode precisar? Não, não é estimular a paranóia, é preciso fazer a nossa parte, não importa a quem, pois, a doação de sangue no Brasil ainda não é um hábito muito divulgado ou constitui uma cultura mínima necessária para suprir as necessidades do país.

A Organização Mundial de Saúde ( OMS ) recomenda uma média de doadores de sangue entre 3% a 5% da população total do país e, no Brasil, este percentual gira em torno de 1,8%.

A falta de informação e motivação, ao lado da ausência de uma cultura nacional sobre o tema – como falamos acima – explicam a situação, que faz com que os hemocentros no país trabalhem, sempre, no limite.

Embora a população não tenha percebido a sua importancia, a doação de sangue é um ato de doação pessoal, de amor mesmo e, um único doador é capaz de contribuir, ou mesmo salvar, varios pacientes, já que o sangue é, frequentemente, processado e separado em varios componentes como hemácias, plaquetas e plasma, servindo assim a varias pessoas.

Se você têm entre 18 e 65 anos de idade e pesa acima de 50 kilos, procure um hemocentro ou unidade de coleta e faça este ato de cidadania e solidariedade. Lembre-se que, como falamos acima, ninguem esta livre de um dia vir a precisar da boa vontade ou do sangue dos outros.

Além do prazer indizível que se segue ao ato de doação, você pode, garantido por lei, faltar ao trabalho nesse dia a título de repouso, basta que pegue um atestado no lugar em que fez a doação.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.