segunda-feira, 28 de julho de 2008

Revelada a participação dos EUA no Golpe de Estado que tentou derrubar o Governo Hugo Chaves

A National Securit Archive, ONG norte-americana que se dedica a revelar documentos secretos do governo dos EUA, revela que os EUA tiveram envolvimento no Golpe de Estado que em 2002 tentou derrubar o Presidente da Venezuela Hugo Chaves.


O golpe conseguiu afastar o Presidente Hugo Chaves do governo – constitucionalmente eleito pelo voto popular - por 48 horas, que acabou retomando o controle da situação e abortando o golpe.


Na mesma ocasião, em seminário em Santiago no Chile, o diretor da ONG mostra documentos que comprovam a intervenção e Golpes de Estado, que os EUA patrocinou e participou na América Latina.


Essa participação – inclusive no Brasil – deixou de ser uma suspeita há muito tempo, exatamente com a divulgação de documentos, até então secretos, que mostram os detalhes dos planos, inclusive de uma intervenção com desembarque de tropas no Brasil, se tivesse havido resistência ao Golpe Militar de 1964.


Vê-se que o Presidente Hugo Chaves sabia o que estava falando sobre a participação do governo dos EUA, na tentativa de derrubá-lo do governo.


Provavelmente a nacionalização do petróleo venezuelano pelo governo Hugo Chaves, “tirando o doce” das petroleiras dos EUA, que dominavam o petróleo daquele país, tenha sido a motivação para o golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.