terça-feira, 15 de julho de 2008

Divorciados e recém casados serão obrigados a plantar árvores


Ipê Roxo

Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe tornar obrigatório o plantio de árvores nos casos de divórcio, casamento, compra de carros novos e construção de edifícios. A justificativa do autor do projeto, o deputado Manato (PDT-ES), é que todas estas ações previstas, implicam em aumento no consumo de água, energia e interfere na ocupação e uso do solo, além de afetarem ao meio ambiente e as mudanças climáticas. 

Publicanos aqui no blog, um artigo:Divórcio contribui para o aquecimento global”, onde comentamos estudo feito por uma pesquisador da Universidade Estadual de Michigan (EUA), que chegou a conclusões idênticas, especificamente sobre o divórcio, que você lê clicando aqui.

A lei proposta, estabelece a quantidade de árvores a ser plantada pelo casal que é de 10 mudas, em caso de casamento e de 25 para o casal divorciado. A compra de veículo novo obriga o plantio de mudas que vão de 20 para um carro tipo popular e vai aumentando progressivamente até 60 mudas em caso de veículo pesado.

O projeto está em fase inicial em sua tramitação, quando será analisado pelas diversas comissões parlamentares, em rito normal, antes de ser analisada e votada em plenário.

A primeira vista, a proposta parece meio exótica, mas é uma iniciativa inteligente que, além do benefício em si para o meio ambiente, colocará na ordem do dia o problema do aquecimento global e degradação do meio ambiente, que para muitos deve ser, apenas, uma atribuição de governos e empresas. A iniciativa conta com avaliação favorável de entidades de defesa ambiental como a SOS Mata Atlântica.

Fonte: ASCOM – Ministério do Meio Ambiente

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.