quinta-feira, 24 de abril de 2008

O desenvolvimento da consciência e o estado de direito

24/04/08

As leis, normas, princípios e códigos existem na proporção inversa ao nível de consciência de cada um de nós que, juntos, constituímos a sociedade em que vivemos.

Muitas pessoas vivem, hoje, em um estado de desobediência civil que chega as raias da anarquia, em seu sentido pejorativo. Isso porque acreditam no principio do privilegio e da impunidade para fazer apenas o que lhe convém e, só observando a lei na presença da autoridade ou na certeza da sanção, como ocorre no trânsito, por exemplo.

Um Estado Anarquista - ou com um autogoverno - como preconizou o Bakunin e outros utópicos, só seria possível em uma sociedade onde o nível de autoconsciência e de consciência social fosse tão desenvolvido em cada um, que prescindiríamos da autoridade formal constituída, com o seu imenso arcabouço de normas e sanções.

Enquanto esse homem e essa sociedade não chegam, a observância total e irrestrita às leis, princípios e normas é o que pode garantir o estado de direito, para todos indistintamente, o que possibilita a existência de uma Democracia, de fato e de direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.