sábado, 21 de julho de 2007

Visitar museus pode ser um bom programa

Museu de Artes e Ofícios- BH
O Programa Nacional de Amostra por DomicilioPNAD – de 2007, do IBGE, concluiu entre outras coisas que 92% da população nunca foi ao cinema, exposições e, logo, a museus.

Existem centenas de museus dos mais variados gêneros que são testemunhas vivas da História do homem no país e no mundo, com suas ricas experiências, que juntas construíram o mundo contemporâneo.

O museu em suas infinitas versões, é uma forma agradável de se contar/conhecer a própria cultura, a História do país, do planeta terra, do homem e da humanidade.

As escolas deveriam incluir, entre as atividades do ano letivo, a visita periódica aos museus, quando a criança e o adolescente – desde cedo – aprendesse a gostar e a cultivar o hábito.

A mídia também faria um bom serviço, se divulgasse melhor os museus e exposições locais, como fazem quando chegam ao Brasil, mostras de museus estrangeiros, que se tornam sucesso absoluto, mesmo com entradas com preços elevados.

Foi o caso da exposição da obras do escultor francês Rodin, e mais recentemente a de Leonardo Da Vinci, Retratos de Versailles (Fr) e outra sobre o Dawin, entre outras, é uma tendência que permanece. As exposições são pagas e por preços compatíveis com outra atividades, como o cinema. Enquanto as entradas nos museus nacionais têm preços simbólicos, e pelo menos um dia por semana a entrada é gratuita.

Hoje, o governo federal, através do Ministério da Cultura, está empenhado na elaboração de políticas publicas que estimulem a população a frequentar os museus, inclusive tentando tirar a ideia ou preconceito existente entre as pessoas, segundo a qual o museu é um lugar de coisa velha e sem valor.

Na 10ª Semana do Museus, que começou dia 14 a 20/05/12, uma série de atividades oconteceram  por todo o Brasil promovida pelo Ibram/Minc, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Visite um museu, você pode descobrir um excelente programa. Pense nisso!

[Revisado em 240512]

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.