domingo, 11 de novembro de 2007

História roubada. O saque de tesouros arqueológicos


Há muito tempo rola um movimento de países que foram invadidos e saqueados por invasores, para receberem de volta os tesouros artísticos e arqueológicos de suas civilizações e historia, que foram roubados e que, hoje, abarrotam os museus na França, Inglaterra, Itália, Espanha e outros países europeus.

Hoje, o melhor lugar para se conhecer a História do Egito sobre a gloriosa dinastia do faraós, por exemplo, não é, como poderíamos supor, visitar o próprio Egito, mas sim a Inglaterra.

Ou a Historia dos Incas, Astecas e Maias, você deve se dirigir a Espanha e a outros países europeus, e não aos países de origem dessas civilizações na América Latina. O mesmo quadro se repete com países africanos e asiáticos.

Diga-se de passagem, que o movimento continua um mero ”movimento parado”, ou seja, sem frutos, já que os países alvo – saqueadores – se recusam a devolver os produtos roubados.

Mas ao contrario, os saques continuam acontecendo, como aquele dos muséus iraquianos, que detinham acervo único da Babilonia Antiga (e bíblica), que era a civilização de origem do Iraque, quando os EUA invadiram o país recentemente e os tesouros, misteriosamente, sumiram. Talvez uma pista esteja em Nova York onde foram identificados alguns exemplares dos museus iraquianos, “rolando” entre colecionadores, museus e leilões exclusivos, como a mídia noticiou logo depois.

Como podemos inferir, os tempos parecem outros, mas, as práticas continuam as mesmas, só mudam o nome e endereço do saqueador e ladrão.

E ai, o que acha? Faça um comentário e dê a sua opinião.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.