sábado, 2 de junho de 2007

Ética e Documentário


28/03/2007

Um festival de cinema sob o título: "Ética e Documentário", esta rolando em São Paulo até o dia 31 próximo.
Com o sugestivo título, o festival faz uma reflexão com debates e exibições, onde o foco é a credibilidade do gênero que vem crescendo, e que por falta de honestidade pode romper a cumplicidade com o telespectador aficionado.
Uma das vedetes do evento, é o filme "Fabricando Polêmicas - Desmascarando Michael Moore, que revela o uso de recursos pouco ortodoxos do cineasta, autor do famoso "Fahrenheit 11/09", que fala sobre o 11 de setembro nos EUA, entre outros filmes.
Segundo o filme, Fabricando Polêmicas..., o autor M.Moore não só neste filme, omitiu fatos, distorceu informações e criou meias-verdades, senão mentiras, para tornar seus filmes mais espetaculares e atraentes.
Que o digam o sucesso que tiveram.
A fórmula é um prato cheio para a mídia, com suas "revelações e constatações" bombásticas e, por tabela para o público.
Parece que a máxima atribuída a Maquiavel na política, foi usada pelo autor sem cerimônias, segundo a qual os fins justificam os meios.
Sempre se soube, que assim como romance histórico, não existe filme histórico. É só um delírio ficcional do autor. Pelo visto o documentário pode perder a sua aura de seriedade e credibilidade, logo de documento.

Um comentário:

  1. hai really i dont know about containof your blog. but i just wanna tell you about my blog at www.blogbeasiswa.blogspot.com you can find job or scholarship here. please open my blog. okay??
    nice to open your blog. thanks.

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.