segunda-feira, 4 de junho de 2007

Intolerância Religiosa


03/05/2007

Em uma sociedade plural, democrática, cada um tem o direito de ter ou professar a crença que quiser, só não pode utilizar sua opção como bandeira para disseminar o ódio, o preconceito e a intolerância.
A crença em uma religião ou seita, compreende - em tese - também a busca de um estado de paz pessoal como pressuposto para a paz com os outros, com as coisas, com o mundo.
Entretanto o que se vê comumente, em flagrante contradição com o princípio de qualquer religião - para dizer o mínimo - civilizada, é o aumento da intolerância religiosa, com a desqualificação e depreciação de princípios ou símbolos, num desrespeito a crença e opção do outro, contribuindo para a instabilidade nas relações pessoais e sociais, como se falassem de times de futebol ou preferências políticas, e não de um estado de consciência.
Religião é coisa séria. É um direito pessoal fundamental, inclusive o de não ter nenhuma, e uma sociedade com justiça e paz social, se fundamenta no respeito à diversidade e na observação do direito pessoal, desde que em harmonia com o bem social e ou coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.