segunda-feira, 4 de junho de 2007

Aquecimento global, irresponsabilidade e fome

Países desenvolvidos - leiam-se EUA e União Européia - já se dedicam a medidas de adaptação as mudanças climáticas, enquanto "jogam conversa fora" em vez de tomarem medidas efetivas para diminuir a sua responsabilidade ou culpa pelo Aquecimento Global.

Os EUA e a UE, praticamente dividem a responsabilidade pelo volume de CO2 que esta provocando o aquecimento da Terra, produzido em seu processo de desenvolvimento.
Tentam mandar a fatura para os países emergentes ou em desenvolvimento como China, Índia e Brasil, como forma de ganhar tempo, e de quebra tentam deter a concorrência crescente desses países na economia mundial.

Eles estão trabalhando, segundo o The New York Times, na criação de mecanismos de defesa próprios e ate acalentam a expectativa de aumentarem a sua produção agrícola com o aquecimento, e assim quando a crise pegar mesmo – a fome – venderem alimentos para as áreas que provavelmente serão as mais atingidas.
É pouco conhecido, mais segundo o jornal, tanto os EUA como a UE, têm sementes tecnologicamente modificadas que conseguem produzir satisfatoriamente, em condições de calor excessivo e pouca água.

O lance macabro, é que se recusam a vender as tais sementes, a países africanos, por exemplo, onde populações inteiras hoje, são dizimadas pela fome, em conseqüência das condições adversas para agricultura, o que tende a piorar com o aquecimento.

As tais sementes, hoje mesmo, seriam com certeza, um alívio na fome que atinge muitas áreas na África e mata milhares de crianças. Elas estão guardadas para - como disse acima - serem utilizadas por eles próprios quando hipoteticamente, o aquecimento tornar suas terras mais agricultáveis ainda, quando poderão vender, provavelmente a peso de ouro, os excedentes de sua produção para estes próprios países africanos, que a avaliar pelas condições de hoje, não se sabe com que iriam pagar.

Como segundo as previsões, essas áreas já áridas e semi-áridas serão as mais atingidas com o aquecimento, resta saber se ainda existe alguma reserva de resistência dessas populações para mais fome e sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.