sexta-feira, 8 de junho de 2007

Falta de Decisão do G8 sobre Aquecimento Global

07/06/07
Segundo os tele-jornais de hoje, o grupo de países desenvolvidos G8 (Canadá, Itália, EUA, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Rússia), fechou acordo para reduzir a emissão de poluentes de efeito estufa.

É difícil de entender este tipo de edição dos fatos, quando se sabe que o "acordo" feito entre os países e noticiado por agências de notícias européias, foi o de reconhecerem a necessidade de reduzir "substancialmente" as emissões poluentes responsáveis pelo aquecimento.

Entidades ambientalistas protestaram e, segundo uma delas, os EUA continua resistindo a todos os objetivos ou medidas concretas, se recusando a assumirem metas definidas de redução de emissões de CO2.

A idéia do macaco de tirar a batata quente do fogo com a mão do gato, como diz o ditado, tem sido um recurso/argumento utilizado com freqüência pelos países desenvolvidos. Como o que objetiva decidir - o G8 - pelo fim da derrubada das florestas tropicais e equatoriais nas terras dos outros, ou seja, em países em processo de desenvolvimento.

É como fala o livro; Chutando a Escada - A Estratégia do Desenvolvimento em Perspectiva Histórica, do coreano Ha Joon Chang (Ed. Unesp), que os países desenvolvidos, depois de utilizarem todos os recursos, métodos, tecnologias e procedimentos de todo tipo, inclusive a destruição do meio ambiente, poluição, pirataria, espionagem industrial e outros recursos pouco ortodoxos, e agora que já chegaram lá, estão querendo "chutar a escada", para impedir que os outros subam.

Para isso querem criar uma série de normas, regras e proibições, cujo objetivo real é eliminar a concorrência econômica, que já se faz sentir, dos países em desenvolvimento, como China, Índia, Brasil, África do Sul e México. A redução do aquecimento é só um pretexto oportuno.
A "meia-verdade” noticiada pelos tele-jornais... Não dá para entender mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.