quarta-feira, 6 de junho de 2007

O Manifesto do Senado e as Razões do Chaves


06/06/07

Ao fazer e divulgar um manifesto, pedindo ao governo da Venezuela, que reconsidere a não renovação da concessão do canal de TV daquele país, os senadores brasileiros queriam, na realidade, criar um fato novo na mídia, para desviar o foco das investigações da Operação Navalha da Polícia Federal, que ameaça "cortar" dezenas de parlamentares, supostamente envolvidos em desvio de dinheiro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
O objetivo foi atingido. O Hugo Chaves não deixou sem resposta e declarou que o Congresso Brasileiro, é papagaio dos EUA, pois este país também divulgou manifesto semelhante.
Daí começou aquele leva e trais da mídia e a coisa tomou dimensões diplomáticas constrangedoras para os dois países, mas o objetivo de, mesmo que temporariamente, desviar o foco das atenções foi atingido.
É questionável, se interferir em questões internas de outro país seja uma atitude correta. Principalmente quando temos informações trucadas, parciais, que não esclarecem a realidade dos fatos em sua totalidade.
Soberania implica em autonomia, em auto-determinação para gerir os próprios negócios, interesses e a própria vida de um país sem interferências externas. Embora seja um princípio/conceito freqüentemente desrespeitado , principalmente por países que, como diz o ditado: "sentam no próprio rabo e ficam falando do rabo do outro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.