quarta-feira, 20 de maio de 2015

Por que você deve se informar antes de passar pra frente uma “noticia”


Notícia de boca, a típica “boca-a-boca”, não é boa em si, mas é melhor do que nada, entretanto, não é suficiente, sobretudo se vier acrescida de um velho dito popular: “quem conta um conto aumenta um ponto”.

A TV com os suas notícias sumárias e, a depender do jornal que costuma assistir, ela pode ser manipulada, tendenciosa, quando não simplesmente mentirosa, a “coisa” piora.  Daí, o recomendável seria. Ao ouvir algo por aí, antes de passar pra frente, confira! É confira, pois você pode estar fazendo papel de “bobo alegre” e passando pra frente algo que não tem nada a ver.

O velho Google costuma dar uma força, e rápida. É só colocar algumas palavras chaves referente à “notícia” que ouviu por aí. Pronto! Você tem uma lista de artigos de varias fontes sobre a “coisa”, é só dar uma olhada maior, indo um pouco além do título e do enunciado logo abaixo, para ter uma ideia mais correta do lance que anda rolando.

Nestes tempos de tanto informação e contrainformação rolando por aí, é o mais sensato a fazer, já que uma informação pode mudar muita coisa, sobretudo se é ruim e a espalhamos sem saber exatamente do que se trata.  Pois pode ser uma tremenda armação ou uma mentira mais deslavada contra situações, entidades, pessoas, sejam elas públicas ou não.

Também no Twitter ou em outra Rede Social. Antes de retwittar ou compartilhar de alguma maneira, clique no link e vá conferir antes o conteúdo do artigo ou matéria, pois não raro a mídia ‘capricha’ no título e no enunciado, quando muitas vezes eles não se sustentam de maneira alguma no conteúdo do artigo ou matéria.

Logo, é muita responsabilidade “endossar” um titulo sem ter ideia exata sobre o que, de fato, ele “fala”. A depender do seu conteúdo pode provocar “estragos” significativos.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.