quinta-feira, 21 de maio de 2015

Brasil reduziu pobreza extrema a nível histórico, diz o FMI


Para quem usa, ou tem, só ‘jornais nacionais e vejas da vida’ como únicas referências sobre o que acontece no Brasil e no Mundo, fica difícil ler algo assim e não achar que é coisa de “petistas”, não os feitos ou realizações em si, mas a notícia, os fatos atestados, agora, pelo FMI, que não é o único e nem o primeiro.

O processo de ‘credibilidade exclusiva’ construída nos corações e mentes destas pessoas ao longo de tantos anos, as fazem usar estas fontes como “janelas” únicas para ver/enxergar a realidade. Sendo assim, é muito difícil desfazer este processo de alienação radical, também porque é continuado no cotidiano.

           "Trecho do relatório anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a economia brasileira destaca os benefícios de programas como Bolsa Família e Brasil Sem Miséria para a redução da desigualdade no País. 

O texto também destaca que as iniciativas criadas durante a gestão do ex-presidente Lula têm um custo muito baixo para o governo; "Os participantes têm taxas de escolaridade mais elevadas, maior progressão escolar e níveis de repetência menores", descreve o relatório, que cita ainda melhora nas condições de saúde dos recém-nascidos, ao diminuir a mortalidade infantil, desnutrição e diarreia. "Além disso, ao direcionar o recebimento dos benefícios às mulheres, o Bolsa Família reforçou a independência financeira delas".

Um trecho do relatório anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a economia brasileira destaca os benefícios de programas como Bolsa Família e Brasil Sem Miséria para a redução da desigualdade no País. O texto também destaca que as iniciativas criadas durante a gestão do ex-presidente Lula têm um custo muito baixo para o governo.

O FMI acentua um avanço significativo dos indicadores sociais desde o regaste de cerca de 22 milhões de pessoas da extrema pobreza a partir de 2011, no primeiro ano do governo da presidente Dilma Rousseff. Depois de detalhar as regras para que famílias recebam o benefício do Bolsa Família, o relatório elogia o Brasil Sem Miséria.

Criado "com base no sucesso do Bolsa Família", o programa, de acordo com o Fundo "promove a qualificação e integração no mercado de trabalho, além de melhorar o acesso a serviços públicos" por parte da população brasileira. Os dois programas levaram os níveis de pobreza extrema no Brasil a níveis "historicamente baixos", destaca ainda o documento.

"Os participantes têm taxas de escolaridade mais elevadas, maior progressão escolar e níveis de repetência menores", descreve o relatório, que cita ainda melhora nas condições de saúde dos recém-nascidos, ao diminuir a mortalidade infantil, desnutrição e diarreia. "Além disso, ao direcionar o recebimento dos benefícios às mulheres, o Bolsa Família reforçou a independência financeira delas", avalia.

A organização pontua que o Bolsa Família, apesar de já atingir aproximadamente 25% da população do País (50 milhões de pessoas), tem para o governo um custo inferior a 0,6% do PIB anualmente." (brasil247)

Confira aqui a íntegra do documento, em inglês.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.