quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Próximo de guerra civil o responsável pela eventual dita cuja é indicado ao Nobel da Paz

Adolescente de 17 anos assassinou dois manifestantes em protesto de movimento negro nos EUA

Parece piada, mas não é.

O Trump foi mesmo indicado ao Prêmio Nobel da Paz. E isso seria por uma hipotética atuação sua em situação de paz no Oriente Médio.

Parece gozação porque historicamente depois de Guerra Civil em 1860/1865, quando o país esteve próximo de se transformar em dois, em função de uma violência armada crescente hoje, ele nunca esteve tão perto de repetir o ‘evento histórico’ do passado.

O racismo estrutural que permeia o inconsciente coletivo no país foi ou vem sendo turbinado por manifestações, falações e atitudes do próprio candidato ao Nobel da Paz.

Já existem previsões pessimistas segundo as quais os EUA não têm mesmo como fugir de uma guerra cível em futuro próximo. Guerra esta que já se insinua no cotidiano em conflitos armados crescentes e mortes, envolvendo grupos negros e brancos assim como de esquerda e de direita.

Para se ter uma ideia: “há mais armas do que pessoas nos Estados Unidos. Segundo pesquisa do Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais de Genebra, na Suíça, os EUA tinham em 2017 uma população de 326,5 milhões de habitantes. O número de armas de fogo em poder de civis era de 393,3 milhões no mesmo ano”.

O que equivale a mais de uma arma por pessoa.

Só a título de comparação, no Brasil que teve um aporte radical de armas vendidas no atual governo, para uma população de 211,2 milhões de pessoas, havia 17,5 milhões de armas, ou seja, conforme a mesma pesquisa feita em 2017, logo anterior ao grande aporte no mercado em período recente.

É bom lembrar que não se trata de “espingarda de carregar pelo cano”, como se diz, de revólver 32 ou 38..., coisinhas assim. Mas de armas de até então uso exclusivo dos exércitos em qualquer país, exceto nos EUA e, agora, no Brasil.

Um objeto de desejo comum é o AR15, o mesmo que o adolescente usou para matar as pessoas nos EUA (na imagem). Os preços variam, mas podem chegar a U$3 mil ou aproximadamente R$18 mil. Perfeitamente compatível com o poder aquisitivo de um salário mínimo [R$1.039] recentemente reduzido.

Este carinha de plantão no Planalto continua insistindo sobre a necessidade de armar a população.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.