domingo, 24 de março de 2019

Apesar de desqualificação de governos de plantão, as mudanças climáticas são, mesmo, pra valer

O papo sobre mudanças climáticas e aquecimento global caiu no esquecimento, notadamente em função dessa nova onda neoliberal que vem ganhando terreno no mundo, veja EUA e Brasil, enquanto estes problemas são ridicularizados e taxados como coisa de comunistas, de socialistas.

Os discursos antiambientais aqui e lá parecem ter saído da mesma cabecinha, e as ações de demolição daquilo que já foi feito no sentido de buscar uma solução para os problemas, também seguem o mesmo script.

Mesmo antes de assumir o planalto, as declarações de porta vozes do novo sistema tentaram desqualificar estes fenômenos largamente comprovados pela ciência, que estão com a cara a cada dia mais visível por todo o mundo.

A ideia é detonar tudo isso que seria empecilho ao uso desenfreado e irresponsável dos recursos naturais de toda ordem, eliminado quaisquer restrições às atividades econômicas e exploratórias, notadamente o agronegócio, a atividade pecuária e a mineração.

Fenômenos como os desastres ambientais, para ficar só nesse item, de Mariana e Brumadinho fizeram com que se amainassem os discursos, mas não as práticas que continuam como antes, liberação total e depredação. A Amazônia é só o mais emblemático dos pontos.
Confira: Água, a tragédia invisível
Estas teorias, digamos assim, não são coisas de esquerdistas, mas o estado capitalista neoliberal, por sua própria essência, é incapaz de encarar e /ou equacionar, senão resolver o grande desafio que está bem longe de ser um delírio científico/ambiental.

Veja o que afirma de forma surpreendente, o ícone máximo do capitalismo, o Bill Gates, sobre isso:
 “Só o Socialismo é capaz de salvar o clima, o setor privado é incapaz”.
É o que homem que provavelmente mais beneficiou a economia capitalista, deixou claro sobre a sua incapacidade de lidar com a questão mais premente do nosso tempo: a mudança climática.
Veja mais o que disse: Aquecimento global e mudanças climáticas
Agora, o que diz o Papa Francisco:
"O homem é estúpido, é um teimoso que não vê", disse, atribuindo a frase a uma passagem do Antigo Testamento. Em seguida, emendou: "o homem é o único animal que tropeça duas vezes na mesma pedra". 
Veja mais: 'O homem é um estúpido': a crítica do papa aos que negam mudanças climáticas
Ou a pérola do Trump, o homem que não só prometeu, mas está detonando a legislação vigente no seu país, assim como acordos climáticos internacionais feitos por administrações anteriores a este respeito:
(...) mesmo diante dos estragos provocados pelos mesmos furacões, no mesmo período, se saiu com esta: (...) “que gostaria de 'bom e velho aquecimento global' contra o frio” (...).
Como pode ver, a coisa é bem mais do que a expressão de meras idiossincrasias de quem quer que seja, mas, para quem tem olhos pra ver... O problema é o poder real, aquele que decide.

         Obs. Só pra lembrar... É você. O seu, o nosso, voto, que em última instância decide...

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.