sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Maia, candidato no “tubo de ensaio da direita”, solta perola de sabedoria em ‘palestra’ por aí...

Em plena “pré-campanha” para se habilitar como alternativa à direita – mais retrógrada, se é que existem graduações, de fato, nessa coisa... – o rapaz começa a ‘soltar’ suas preciosidades.

E tem gente que gosta de ouvir, que detesta esta tal de Bolsa Família, “invenção do Lula”, mas acha ‘super normal’, que um deputado, como o carinha candidato que vive ‘metendo o pau’ na dita cuja, um tal de bolsonaro, por exemplo, receber – coitado* – só 4.200 reais de auxilio moradia, entre aspas... Que é, diga-se de passagem, só uma dentre as várias outras 'gracinhas' a quem têm direito.

É verdade! É essa mixaria que recebe um parlamentar para ‘acomodar suas coisas’ durante o mandato... Coitado!

É isso, tem muita gente que acha bem normal o tal auxilio para os parlamentares  ‘mete o pau’ no Bolsa Família... 

Também 87 reais... Absurdo!

É tão ‘original’ a afirmação do carinha em um discurso na pré-campanha, que toda a mídia associada achou por bem divulgar, como este artigo abaixo de o globo. É para dar uma impressão de mídia mesmo, compromissada com a verdade alí** ó, e com o leitor/telespectador...

Elas precisam ‘dar um trato’ na velha imagem desgastada, mas, no fundo, agem por pura coerência e aprovação com o detalhe do discurso. É a pré-campanha oficiosa.
*(Se não se lembra, o seu ‘salarinho ‘mensal’ é de, “só”... Coitadinho... R$ 33.763,00. Como pode ver, não dá pra nada...).
**(com acento para enfatizar...)
Será se  o auxílio moradia também escraviza

   “Bolsa Família 'escraviza as pessoas', diz Maia em Washington

Presidente da Câmara dos deputados afirma em Washington que o ideal é a geração de empregos

WASHINGTON – Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados disse na manhã desta quarta-feira em Washington, onde participa da agenda oficial, que o Bolsa Família escraviza as pessoas. Em um tom eleitoral – embora diga que ainda não é candidato pro causa de sua pequena performance nas pesquisas, Maia disse que é um mito que Lula fez um bom governo social.

— Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego. A cidadania é um emprego, a cidadania não é depender do Estado brasileiro — disse ele em uma palestra no Brazil Institute do Wilson Center, na capital americana.

Questionado pela imprensa após a sua fala, ele disse que defende melhorias no programa e que o que escraviza as pessoas no Bolsa Família é a dependência que ele causa:

— Escraviza pela dependência das pessoas. Se você não tem uma porta de saída, você gera uma dependência. Essa dependência atrela as pessoas ao Estado. A alternativa é gerar as condições para que a pessoa deixe de ser dependente do Estado — disse ele, que defendeu portas de saída do programa. — Se você está apenas dando o Bolsa Família e não gerando obrigação verdadeira para essa pessoa, está transformando a pessoa em dependente. O ideal é que todos os programas sociais tenham as condições para que o programa esteja vinculado a políticas públicas, que deem condições para todos os cidadãos.

Ele criticou a forma como o PT administrou o Bolsa Família:

— O Bolsa Família na verdade é um programa liberal, não é um programa de esquerda. Programa que garante igualdade de condições é o Bolsa Família, mas não da forma como foi conduzido pelo PT. É engraçado que o Brasil cresceu tanto no governo do PT, e o número de pessoas dependentes do Bolsa Família aumentou. Tem alguma coisa errada. Se o Brasil está ficando mais rico, por que tem mais pessoas pobres dependentes do Bolsa Família? Essa era uma distorção grande. Por quê? Corporações públicas e privadas se apropriavam da riqueza do Brasil. Essa é a questão. É o debate da porta de saída. Como é que você dá condições para o cidadão pobre brasileiro, que depende do Bolsa Família, que o filho dele tenha uma condição de escolaridade, uma condição de saúde, cursos profissionalizantes para que ele possa sair da dependência e possa gerar sua própria renda.

Maia citou novamente os problemas do Minha Casa, Minha Vida para as pessoas de menor renda, que apenas ganharam casa e nenhuma estrutura para lidar com contas como energia e condomínio que nunca haviam pago antes.

— Não adianta dar sem entender que aquela pessoa que não pagava luz, água, achar que da noite para o dia ela vai ter condições de fazê-lo. É uma transição. Então, não se fez nada. Se deu uma casa, boas festas, se deu uma casa própria, e hoje as pessoas vivem em muita dificuldade.

Em um discurso com forte tom eleitoral e focado na economia, Maia citou a reforma do Estado, o debate das despesas obrigatórias e o chamado Sistema S como grandes temas para o país, além da reforma da Previdência. Questionado se é candidato, foi direto:

— Com um por cento das intenções de votos, não. Se eu chegar a sete porcento, melhora um pouco — disse.

Indagado sobre as críticas de Maia, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou que os programas sociais “são bons quando ajudam os mais pobres a sobreviver com dignidade e progredir na vida”. Segundo ele, o atual governo trabalha nesse sentido ao criar o Programa Progredir, para ampliar a oferta de emprego e renda, agregado ao Bolsa Família.

Para Terra, os problemas mencionados por Maia se referem à gestão petista.

— No período petista pouco se valorizou a emancipação econômica dos mais pobres e muito a dependência do Governo. Nossa preocupação é com a diminuição da pobreza e não com o aumento da dependência— disse o ministro. 

Colaborou Renata Mariz em o globo

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.