terça-feira, 29 de novembro de 2016

Qual Brasil vai afinal triunfar: o de Lula ou o de Moro? Ou melhor, qual o que você prefere?

Claro que tem muita gente, ainda, achando que o tal do moro é o herói da vez, da hora, e que estaria defendendo os seus interesses... Como poderia chamá-los? De classe média? Este é um conceito ainda muito vago, sobretudo o grande contingente – no caso em análise, não só ele – que se ‘alçou’ à condição graças aos anos Lula/Dilma, e que não se tocou, ainda...


Logo, o texto abaixo ajuda a refletir, e chama a atenção, para o fato, visível, de que tem muita gente equivocada, mesmo, na escolha do lado... Pode ser um “esparro”, como se diz por aí.

   Obs.* Quando o autor fala em “os ricos”, do moro, não é uma mera força de expressão, uma ‘licença poética’, é literal, mesmo!
"Qual Brasil vai afinal triunfar: o de Lula ou o de Moro?
Há hoje um grande, épico embate em curso no país. De um lado, Moro. De outro, Lula.

Não é um confronto pessoal. É muito mais que isso. Em jogo estão dois Brasis inteiramente diversos.

Qual Brasil vai triunfar?

A melhor imagem para designar as diferenças está no mítico slogan do movimento Ocupe Wall St, aquele que dividia a sociedade entre o 1% vorazmente opulento e os demais 99%. “Somos os 99%”, diziam os militantes.

Numa palavra Moro é o 1% e Lula os 99%.

Moro simboliza o mundo dos privilegiados brasileiros. Ele jamais se preocupou sequer em disfarçar o lado que defende. Isso está estampado nas fotos em que aparece com João Roberto Marinho, da Globo, ou João Dória, ou tantas figuras de relevo no processo de impeachment.

Mas muito mais que as imagens são suas ações que mostram quem ele é. Sua Lava Jato claramente elegeu o PT como alvo preferencial, quase único. Não que o PT seja santo. Longe disso. O PT sujou as mãos no poder com alianças espúrias e práticas moralmente indefensáveis. Mas não inventou a corrupção, e nem fez coisas que partidos como o PSDB não tenham feito em escala muito maior.

Mais recentemente, em sua louca cavalgada antipetista, Moro vem movendo uma campanha sanguinária contra Lula.

Moro foi um dos baluartes do golpe que conduziu ao poder o 1% derrotado nas quatro últimas eleições presidenciais. Não existiria Temer sem Moro.

Lula, com todos os defeitos que possa ter e com todos os erros que certamente cometeu, é a representação nacional dos 99%. Lula é o povo brasileiro. Ponto.
Ele fala como o povo, tem a cara do povo — e principalmente luta pelo povo. Mesmo os que o abominam reconhecem seu legado social.

O Brasil de Lula é um país de inclusão. O de Moro, de exclusão. O Brasil de Lula coloca no topo da agenda os pobres. *O de Moro, os ricos.

Que país queremos para nossos filhos? O da inclusão ou o da exclusão social? O que combate a desigualdade ou o que a estimula?

É exatamente isto que está em questão na disputa entre Moro e Lula.

De novo: não são duas pessoas se engalfinhando. São dois Brasis — um voltado para o 1% e o outro para os demais 99%.


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.