quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O cunha solto é a maior das excrescências legais em tempos tão crucias como estes


“...O afastamento de todo agente público que exerça cargo de poder, quando envolvido formalmente em investigações e que venha a dificultar apuração de tais fatos”. Defendem em nota a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e  a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra).

E não está, apenas, solto, está à frente de um dos pilares de poder e de governança do país.

Tem algo mais racional, mais óbvio do que isso? Como pode deixar o bandido com a corda toda, à frente de um dos três pilares do poder no país, abertamente conspirando e legislando em causa própria, sobretudo como um exceção absurda em relação aos delitos e situações até mais amenas de outros processos, cujos protagonistas estão na cadeia? 

Este caso cunha servirá, espera-se, como uma cunha no processo político do país, sobretudo no Congresso Nacional , quando nós eleitores temos uma oportunidade histórica única de ver, de coferir, quem é quem na casa.

É uma oportunidade para pensar, ou repensar, o próprio voto, indo atrás do “seu” parlamentar e conferir se sua atuação neste episodio crucial para o país e para o povo brasileiro, corresponde às suas expectativas como cidadão e eleitor, quando depositou o seu voto e sua confiança nele. 
"Magistrados pedem afastamento de políticos envolvidos em investigações criminais
Entidades dizem esperar do Congresso “o máximo empenho na busca de um caminho seguro para sair da grave crise política e econômica que nos aflige”.

     São Paulo – A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) divulgaram hoje (9) nota conjunta em que defendem “o afastamento de todo agente público que exerça cargo de poder, quando envolvido formalmente em investigações criminais, e que venha a dificultar a apuração de tais fatos”. Cobram também “a punição dos atos de corrupção, com a concretização do princípio de que a lei deve valer para todos”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é investigado pela operação Lava Jato e a procuradoria-Geral da República conta com informações de autoridades suíças sobre seu envolvimento em esquemas de corrupção. Tem também se utilizado de todo tipo de estratégias para impedir o andamento do processo que pode levar à sua cassação a partir do Conselho de Ética da Câmara.

As entidades dizem esperar do Congresso Nacional “o máximo empenho na busca de um caminho seguro para sair da grave crise política e econômica que nos aflige”. Segundo elas, "as obstruções do processo legislativo são dignas de repúdio, inaceitáveis no Estado Democrático de Direito”.

Segundo o presidente da Anamatra, Germano Silveira de Siqueira, o Supremo Tribunal Federal “tem o papel de controle da legalidade, mas não o de se sobrepor e superar a política”. Ele entende que o papel do Congresso deve ser preservado. “O papel do Supremo e do Ministério Público é exercer o controle de legalidade, que a Constituição lhes reserva.”

Siqueira afirma que AMB e Anamatra, por vedação estatutária, não podem se manifestar de maneira “mais objetiva a respeito da posição política e partidária”.

Para Siqueira, “deputados e partidos recorrem ao Supremo quando entendem que a dinâmica do parlamento não está sendo observada, e é isso o que está sendo feito agora”. Além disso, o STF tem tido o cuidado de “não ir mais longe do que o espaço que ele tem para atuar”. “Os ministros do Supremo têm tido essa cautela.”

Na noite de ontem, o ministro Luiz Edson Fachon, do STF, suspendeu a continuidade do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, atendendo a pedido do PCdoB, até o julgamento do caso pala corte na próxima quarta-feira (16)

Por Eduardo Maretti, RDB

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.