sábado, 8 de agosto de 2015

Lula foi o melhor presidente da História do Brasil, diz ‘3º’ DataFolha. Assim não dá para fazer manchete, nunca!

Quem estudou estatística sabe que existem algumas filigranas nos números coletados pela pesquisa, que dá – como poderia dizer? – para ‘flexibilizar’, para fazer algumas manobras sutis no resultado final, sobretudo para fazer as manchetes, filigranas estas que passam despercebidas pelo leitor de ‘só’ manchetes, já que, se aceitar o trabalho de dar uma olhada nos números, mesmo, vai constatar a diferença “sutil”.

O DataFolha deve estar levando aos píncaros dos limites esse recurso providencial, mas, mesmo assim, não tem como não revelar o ‘resultado’, ainda que usando o recurso, velho recurso, de esconder a coisa em páginas mais internas do jornal.

Fazer o que, não? O tal do Ibope, da Globo, usa os mesmos recursos ou filigranas da pesquisa para “bem informar” seus leitores e ouvintes, ouvintes crédulos. E põe crédulos nisso!

      "Pela 3ª vez seguida, Datafolha aponta Lula como o melhor presidente da história com o 4x a pontuação do segundo colocado FHC.

A grande manchete escolhida pela maior parte dos veículos de imprensa sobre a pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta (6ª feira, foi a queda de popularidade da presidenta Dilma Rousseff). O estudo, no entanto, abordou uma série de outros aspectos em relação à satisfação com os governos e alguns dados relevantes acabaram ficando meio esquecidos. Um deles é o fato de que, pela terceira vez, o ex-presidente Lula é considerado o melhor presidente da história do Brasil.

56% dos entrevistados acreditam que o ex-metalúrgico fez um governo melhor que qualquer outro mandatário do país. Em segundo lugar, com distantes 13%, ficou Fernando Henrique Cardoso. Getúlio Vargas foi o melhor presidente para 6% dos entrevistados e Dilma 5%.

A preferência por Lula já vem desde o final de seu primeiro mandato. Em 2006, pesquisa divulgada pelo mesmo instituto apontou que o ex-presidente era o preferido por 35% dos entrevistados, superando seu antecessor, Fernando Henrique, que foi citado por apenas 12% da população.

Após oito anos e uma gestão inteira de Dilma, o petista continuou sendo considerado o melhor presidente. Em dezembro do ano passado o Datafolha realizou a mesma pesquisa e Lula foi apontado como o preferido por 64% dos entrevistados.

Da revista Fórum (por Eri Santos Castro)

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.