quinta-feira, 14 de maio de 2015

Anorexia fica proibida como ‘modelo’ de beleza feminina, na França

Foi uma sábia decisão, já que é um problema real de saúde pública, em função da ‘ditadura’ da moda que, de certo modo, cultiva e estimula a anorexia, sobretudo entre as jovens candidatas a modelo.

É a outra face de um problema mais grave até, quando convivemos com o excesso de peso, ou obesidade, como nos EUA, por exemplo, quando já se tornou, praticamente, uma questão de segurança nacional, onde cerca de 2/3 da população já está acima do peso, com todas as consequências previsíveis na produtividade no trabalho, na saúde e qualidade de vida, isso sem falar na saúde pública como política governamental.

O excesso de peso não chega a ser um problema na França, como nos demais países que, inclusive, mantém um programa nacional de orientação nutricional e alimentar para crianças, até com concursos nacionais de culinária infantil, para estimular os bons hábitos alimentares.

Aqui no Brasil, o problema, sobretudo do excesso de peso, cresce a olhos vistos com os graves problemas decorrentes, quando não se vê medidas oficiais de orientação alimentar, nas escolas, por exemplo, nem algo que coíba ou regulamente a oferta dos famigerados “fast foods”, letais à saúde e qualidade de vida no longo prazo.
"Deputados franceses aprovam proibição de modelos extremamente magras
Na véspera, os deputados franceses já tinham aprovado um texto que criminaliza o estímulo à anorexia. 

A Assembleia Nacional (câmara baixa)da França aprovou nesta sexta-feira (03/04/15) um texto que proíbe empregar modelos extremamente magras, uma medida para lutar contra a anorexia, como parte de um projeto de lei sobre saúde.

"O exercício de uma atividade de modelo está proibido a qualquer pessoa cujo índice de massa corporal for inferior a níveis definidos pelas autoridades de saúde francesas", afirma o texto.

Esta é uma emenda apresentada pelo deputado socialista Oliver Véran e apoiada pela ministra da Saúde, Marisol Touraine, que considerou "preocupante" a questão das modelos excessivamente magras.

Segundo o texto, qualquer pessoa que administre uma agência de modelos ou que contrate modelos deve "cuidar pelo respeito da proibição", sob pena de seis meses de prisão e 75.000 euros de multa.

"A perspectiva desta sanção terá um efeito regulador em todo o setor", afirmou Véran, antes de recordar que Espanha, Itália e Israel já adotaram medidas similares.

Na quinta-feira, os deputados franceses aprovaram um texto que criminaliza o estímulo à anorexia. (AFP)

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.