Clique na imagem para ampliar |
O interessante nessa pesquisa é que o índice apontando
mais credibilidade aos jornais impressos
não parece ‘bater’ com o que vem acontecendo com os ícones do gênero, ou seja,
estadão, folha e globo, que pública e visivelmente veem encolhendo a ponto de
cortar drasticamente em seus quadros de jornalistas,
o que denota uma perda drástica de leitores e faturamento.
Pode ser um traço meio romântico do entrevistado, embora,
talvez não leia ou use o veículo como fonte de informações.
"A televisão ainda é o principal meio de comunicação
no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet do que
na frente da TV. A informação está na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015,
divulgada na sexta-feira (19) pela Secretaria de Comunicação Social da
Presidência da República.
De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam, em
média, quatro horas e 59 minutos por dia usando a internet durante a semana e
quatro horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo
assistindo à TV fica em quatro horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e
quatro horas e 14 minutos aos sábados e domingos.
A televisão ainda é o principal meio de comunicação
no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet do que
na frente da TV. A informação está na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015,
divulgada na sexta-feira (19) pela Secretaria de Comunicação Social da
Presidência da República.
De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam, em
média, quatro horas e 59 minutos por dia usando a internet durante a semana e
quatro horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo
assistindo à TV fica em quatro horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e
quatro horas e 14 minutos aos sábados e domingos.
“A
diferença ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante e que deve ser
analisada. O tempo [de uso das redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está
migrando de forma consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o
ministro da Secom, Thomas Traumann.
De acordo com a pesquisa, a internet é o terceiro meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que ouviu 18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de comunicação.
Entre
os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de
uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. De acordo com a
pesquisa, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo
percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento
(pergunta de múltiplas respostas).
Em
relação ao grau de confiança no meio, 27% dizem confiar “sempre ou muitas
vezes” nas notícias da internet, 58%, nos jornais e 54%, na televisão.
Pesquisa
foi encomendada pela presidência
A
pesquisa da Secom revela que uso da internet é mais influenciado pelas
características sociodemográficas que os outros meios de comunicação. “Renda e
escolaridade criam um hiato digital entre quem é um cidadão conectado e quem
não é. Já os elementos geracionais ou etários mostram que os jovens são
usuários mais intensos das novas mídias”, disse Traumann.
Entre
os jovens com até 25 anos, 63% acessam a internet todos os dias. O percentual
cai para 4% na faixa etária de 65 anos ou mais. No recorte por renda, a
pesquisa constatou que entre os que têm renda familiar superior a cinco
salários-mínimos, 76% acessam a internet pelo menos uma vez por semana. Por
outro lado, entre os que têm renda familiar até um salário-mínimo por mês, 20%
acessam a internet com a mesma frequência.
O grau
de escolaridade também influencia a frequência de acesso à rede: apenas 8% dos
entrevistados que estudaram até a 4ª série acessam a internet pelo menos uma
vez por semana, percentual que aumenta para 87% entre os que têm ensino
superior.
Fonte: Agência Brasil (em 22/12/2014)
Fonte: Agência Brasil (em 22/12/2014)
Se gostou deste post subscreva
o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter
para acompanhar nossas atualizações
*
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Bem vindo, a sua opinião é muito importante.