Embora a TV continue com,
relativos, índices elevados de audiência a tendência contínua é de queda,
sobretudo entre os mais jovens, quando a internet cresce não só em números de
usuários, mas em tempo de permanência e acesso.
"O brasileiro gasta mais tempo na internet que na tevê para se informar.
O
ministro da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traummann, apresentou
nessa sexta-feira (19) a Pesquisa Brasileira de Mídia – 2015. O estudo,
encomendado pela SECOM, mostra que a televisão segue como a mídia mais utilizada
pela população brasileira. O rádio segue em segundo lugar.
Mas, o destaque da pesquisa é o crescimento da internet, tanto em número de usuários, quanto em relação ao tempo que o brasileiro permanece conectado. De acordo com o levantamento, 42% já consideram a internet como o meio de comunicação mais utilizado.
O estudo mostra que quase metade dos brasileiros (48%) já utiliza a internet. O número de pessoas que acessam todos os dias subiu de 26% para 37% em apenas um ano. Além disso, o usuário da internet já fica, em média, 4h59 por dia conectado. É a mídia em que as pessoas permanecem por mais tempo para se informar. Supera até a televisão, que é assistida em média por 4h31 diárias.
Os internautas acessam a rede, em sua grande maioria, em busca de informação. 67% buscam notícias, mesmo índice de quem acessa para diversão. Já 38% utilizam a internet como passatempo e 24% estudam e aprendem.
As regiões, a escolaridade e a idade dos pesquisados alteram os dados substancialmente. Entre os brasileiros com ensino médio, por exemplo, o número de usuários sobe para 72%, com uma permanência de 5h41, em média.
Os jovens também apresentam números diferentes. 65% dos brasileiros entre 16 e 25 anos acessam a internet diariamente e ficam conectados, em média, 5h51.
32% dos pesquisados utilizam a internet exclusivamente enquanto navegam. Outro dado importante entre as faixas etárias é que os mesmos jovens assistem à TV uma hora a menos por semana que os mais velhos, acima de 65 anos. Ou seja, a tendência é de queda na audiência na televisão e aumento na utilização da internet.
Os celulares já são utilizados por 66% dos pesquisados para o acesso à internet. Os aparelhos telefônicos já competem com os computadores e notebooks, que têm a preferência de 71%. As redes sociais são preponderantes para a utilização dos celulares. O Facebook é acessado por 83% dos internautas de celular, o WhatsApp tem 58% e o YouTube 17%.
Outras mídias
A televisão permanece como a mídia mais utilizada. 95% dos brasileiros assistem à TV. Destes, 73% veem diariamente. A média de utilização é de 4h31. O horário nobre da tevê se deslocou para as 22h00, 23h00.
(Ver na TV Afiada.)
O rádio, segundo meio de comunicação na pesquisa, apresentou uma queda: de 61% para 55%. E 30% dos brasileiros ouvem rádio diariamente.
Os jornais, por sua vez, apresentam índices mais baixos. São lidos por 21% da população e, destes, 7% leem diariamente. Apenas 10% acessam a versão online dos jornais. Mesmo assim, o jornal é considerado o veículo mais confiável: 58% confiam muito ou sempre, seguidos pela TV (54%) e rádio (52%). Já as revistas alcançam apenas 13% dos brasileiros.
Mas, o destaque da pesquisa é o crescimento da internet, tanto em número de usuários, quanto em relação ao tempo que o brasileiro permanece conectado. De acordo com o levantamento, 42% já consideram a internet como o meio de comunicação mais utilizado.
O estudo mostra que quase metade dos brasileiros (48%) já utiliza a internet. O número de pessoas que acessam todos os dias subiu de 26% para 37% em apenas um ano. Além disso, o usuário da internet já fica, em média, 4h59 por dia conectado. É a mídia em que as pessoas permanecem por mais tempo para se informar. Supera até a televisão, que é assistida em média por 4h31 diárias.
Os internautas acessam a rede, em sua grande maioria, em busca de informação. 67% buscam notícias, mesmo índice de quem acessa para diversão. Já 38% utilizam a internet como passatempo e 24% estudam e aprendem.
As regiões, a escolaridade e a idade dos pesquisados alteram os dados substancialmente. Entre os brasileiros com ensino médio, por exemplo, o número de usuários sobe para 72%, com uma permanência de 5h41, em média.
Os jovens também apresentam números diferentes. 65% dos brasileiros entre 16 e 25 anos acessam a internet diariamente e ficam conectados, em média, 5h51.
32% dos pesquisados utilizam a internet exclusivamente enquanto navegam. Outro dado importante entre as faixas etárias é que os mesmos jovens assistem à TV uma hora a menos por semana que os mais velhos, acima de 65 anos. Ou seja, a tendência é de queda na audiência na televisão e aumento na utilização da internet.
Os celulares já são utilizados por 66% dos pesquisados para o acesso à internet. Os aparelhos telefônicos já competem com os computadores e notebooks, que têm a preferência de 71%. As redes sociais são preponderantes para a utilização dos celulares. O Facebook é acessado por 83% dos internautas de celular, o WhatsApp tem 58% e o YouTube 17%.
Outras mídias
A televisão permanece como a mídia mais utilizada. 95% dos brasileiros assistem à TV. Destes, 73% veem diariamente. A média de utilização é de 4h31. O horário nobre da tevê se deslocou para as 22h00, 23h00.
(Ver na TV Afiada.)
O rádio, segundo meio de comunicação na pesquisa, apresentou uma queda: de 61% para 55%. E 30% dos brasileiros ouvem rádio diariamente.
Os jornais, por sua vez, apresentam índices mais baixos. São lidos por 21% da população e, destes, 7% leem diariamente. Apenas 10% acessam a versão online dos jornais. Mesmo assim, o jornal é considerado o veículo mais confiável: 58% confiam muito ou sempre, seguidos pela TV (54%) e rádio (52%). Já as revistas alcançam apenas 13% dos brasileiros.
De
João de Andrade Neto, editor do Conversa Afiada
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