domingo, 13 de abril de 2014

O apresentador de telejornal dos Hommer Simpsons da vida, segundo Chomisky

Nós temos um jornal local, sobretudo, que é o exemplo – 'cuspido e escarrado', como se diz – do dito cujo apresentador. Se você não sabe quem é, lamento muito por você. 

... “dirigir-se ao público como criaturas de pouca idade ou deficientes mentais. A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantil, muitas vezes próxima da debilidade, como se o espectador fosse uma pessoa de pouca idade ou um deficiente mental. Quanto mais se tenta enganar o espectador, mais se tende a adotar um tom infantil”.

E prossegue Chomsky indagando o motivo da estratégia. Ele mesmo responde: “se alguém se dirige a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, então, por razão da sugestão, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos”.

Se você conseguiu identificar certo apresentador de telejornal local neste tópico do linguista Noam Chomisky, estudioso do mecanismo da manipulação da informação na mídia de mercado, meus parabéns, você “esta salvo”. Caso contrario... Sinto muito!

Uma pista: Ele afirmou em entrevista que o seu público alvo é o “Hommer Simpson”, ou o personagem do seriado, dos EUA, que retrata o típico “idiota classe média” daquele país. Ou de qualquer país.

Leia mais, aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.