quinta-feira, 3 de abril de 2014

A desinformação e manipulação dos corações e mentes das pessoas pela mídia


O papa Francisco bota o dedo na ferida que é o “tendão de Aquiles” do que hoje se considera uma sociedade ou era da informação, quando o mito criado não coresponde à realidade dos fatos, onde o que impera é a manipulação da noticia e da informação enquanto cria nas pessoas a ilusão da informação e da consciência do que acontece e que afeta à sua vida.

"O papa Francisco fez (22/03) um duro discurso voltado à mídia, a quem acusou de promover desinformação, calúnia e difamação. Em uma audiência para as rádios e televisões católicas da rede Corallo, o Pontífice pediu para a imprensa fugir desses "pecados" e dar mais importância a "temas importantes" para a vida das pessoas, da família e da sociedade.

"Hoje o clima midiático tem suas formas de envenenamento. As pessoas sabem, percebem, mas infelizmente se acostumam a respirar da rádio e da televisão um ar sujo, que não faz bem. É preciso fazer circular um ar mais limpo. Para mim, os maiores pecados são aqueles que vão na estrada da mentira, e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação", declarou Francisco.

Para o papa, o primeiro é o mais perigoso de todos, por fazer com que os meios de comunicação não passem as informações completas para a sociedade. "A desinformação é dizer as coisas pela metade, aquilo que é mais conveniente. Assim, aquele que vê televisão ou ouve rádio não pode ter uma opinião porque não possui os elementos necessários", acrescentou. 

Segundo o pontífice, é preciso tratar de temas importantes para todos, mas com uma "sincera paixão pelo bem comum e pela verdade", sem cair no sensacionalismo. "Nos grandes meios esses assuntos são frequentemente afrontados sem o devido respeito pelas pessoas e valores em questão", completou."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.