sábado, 5 de outubro de 2013

USP cai em ranking mundial de universidades, um presente do PSDB


Este é mais um “presente” das administrações do PSDB para São Paulo e o Brasil. É um bom indicador das “preocupações educacionais” do partido. Nada mais coerente com a pratica, já que o FHC na presidência deixou as universidades publicas a míngua e foi o promotor da privatização do ensino superior no país, com a qualidade de ensino e pesquisa bem conhecidas.

As universidades de São Paulo conseguiram autonomia orçamentária, através de greve em 1989, o que a tirou de dependência de se submeterem aos caprichos do governo de plantão, pelo menos no que se refere à administração dos recursos básicos para o seu funcionamento. 

Entretanto, para inviabilizar ou neutralizar esta importante conquista, o governo Serra, em 2007, engessou o orçamento das universidades, destruindo, na pratica, esta autonomia conseguida na greve de 1989. Leia: Serra engessa orçamento de universidades, na Folha.

É esse o cara, e seu partido, o PSDB com os Aécios da vida, que teimam em chegar à presidência da Republica, para reproduzir políticas assim a nível federal.  

Quem sabe a USP, Unicamp e UNESP não fazem parte de um velho estratagema do PSDB, muito colocado em pratica em seus governos, inclusive no de FHC na presidência, que é sucatear e desmoralizar a coisa publica – empresas e universidades – para em um segundo momento privatizá-la sem reações das pessoas, já que, “não prestam, mesmo”.

É o caso recente, por exemplo, da TV Cultura de São Paulo, antes um centro de excelência, e que vem sendo sistematicamente sucateada. É só esperar pra ver. Só não vai ser privatizada, como – quem sabe? – as universidades estaduais, se o PSDB não continuar no (des) governo de São Paulo, onde já está há 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.