terça-feira, 17 de setembro de 2013

Quando a máfia midiática promove julgamentos


Ou linchamentos. Li algo sobre leitura e a informação, segundo o qual é necessária a construção de uma massa crítica de informações e conhecimentos para que se atinja o nível de abstração essencial para que se consiga ver: “... a abstração nos auxilia a ver a floresta além da árvore. O texto dentro do contexto. O que é fato e o que é interpretação”. Entretanto, o que se vê muito é “leitor de uma mídia só”, ou, o que é pior, se é que isso seja possível, aqueles de mídia nenhuma, de informação nenhuma, que se contenta em repassar clichês que encontrou por aí, de autoria desconhecida, como se fosse o suprassumo da ideia, da informação, do conhecimento. As redes sociais estão cheias disso.

"Folha, Globo e Veja fornecem provas aos tribunais internacionais e definem o formato da bandeja
Por Charles Carmo, de Cruz das Almas (BA) para o Viomundo

Se você receber uma multa de trânsito, poderá se defender junto ao Detran e mostrar, por exemplo, que seu carro nunca transitou na cidade indicada, que tudo não passou de um caso de clonagem de placa, em que você é a vítima. Depois você ainda pode recorrer da decisão e será julgado por outro órgão, outros “juízes”. É um direito seu, um direito de todos nós.

No caso do chamado “mensalão”, o Brasil parou para discutir se, para esses réus específicos, o direito ao duplo grau de jurisdição desaparecerá, a fórceps, por meio das mãos do oligopólio midiático e de poderosos grupos de pressão.

Nós podemos recorrer de uma multa de trânsito, mas Dirceu, Genoíno e os demais réus não teriam o direito de recorrer de penas que equivalem a mais de uma década no cárcere, em alguns casos. Um direito consagrado seria revogado para dar carne aos carrascos. E tudo isso ao vivo, na TV Justiça.

Quando um país se envolve numa grande discussão sobre o direito do réu recorrer de uma sentença e ser julgado novamente é porque a coisa não está boa para ninguém, sobretudo para o Estado Democrático de Direito.

O fato é que não somente criamos uma grande exceção para prender esses réus, como perdemos aberta e publicamente a vergonha em tratar o caso com sincero casuísmo e desprezo à obtenção da justiça, “uma quimera” frente à pressa em encarcerar os réus e atirar a chave fora.

Se não bastassem as dezenas de provas irrefutáveis da ausência de provas, provas que mostram a inocência dos réus e outras, evidencia-se cada vez mais que se trata de um julgamento político em que aos réus não é assegurado nenhum direito, o oligopólio midiático que é parte, de fato, no processo, resolveu escancarar a pressão pela negação aos réus ao consagrado direito ao duplo grau de jurisdição, ao direito a um novo julgamento.

Continue lendo, aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.