quarta-feira, 26 de junho de 2013

Índios presos e torturados pela ditadura são, também, presos políticos

Presos em verdadeiros “campos de concentração”, torturados e submetidos a trabalhos forçados pela ditadura, eram, também, presos políticos, logo, teem direitos à reparação, e seus descendentes e familiares, à indenizações como os demais presos políticos.

Durante os anos de chumbo, após o golpe de 1964, a Fundação Nacional do Índio (Funai) manteve silenciosamente em Minas Gerais dois centros para a detenção de índios considerados “infratores”. Para lá foram levados mais de cem indivíduos de dezenas de etnias, oriundos de ao menos 11 estados das cinco regiões do país. O Reformatório Krenak, em Resplendor (MG), e a Fazenda Guarani, em Carmésia (MG), eram geridos e vigiados por policiais militares. Sobre eles recaem diversas denúncias de violações de direitos humanos.

(...)

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), instalada pelo governo federal em maio de 2012, definiu os crimes contra camponeses e indígenas como um dos seus 13 eixos de trabalho. O balanço de um ano de atividades da CNV, divulgado recentemente, informa que a existência de prisões destinadas a índios é um dos seus objetos de pesquisa. A Agência Pública entrou em contato para saber mais detalhes sobre as apurações que estão sendo realizadas, mas a Comissão não se pronunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.