segunda-feira, 20 de maio de 2013

Os franceses são os mais arrogantes da Europa — segundo os franceses


Uma nova pesquisa expõe velhas animosidades e ódios seculares no continente”, o que somado com a crise que se arrasta, coloca em cheque o esforço de unificação.

Segundo um batido estereótipo, os franceses são arrogantes e mal educados. Quem já esteve num taxi em Paris sabe que isso é absolutamente verdadeiro.

E eles concordam.

Instituto Pew, sediando em Washington, fez uma pesquisa com mais de 7 mil pessoas da Europa. Os próprios franceses se definiram como o povo mais arrogante do continente. Velhas animosidades e ódios seculares vieram à tona. Os britânicos, obviamente, também deram esse epíteto aos vizinhos do Canal da Mancha.
 
Segundo a Pew, “o esforço dos últimos 50 anos para criar uma Europa mais unida é a principal vítima da crise do euro. A crise prolongada criou uma força capaz de separar os franceses dos alemães e os alemães de todo o resto”. Países como Espanha, Itália e Grécia estão cada vez mais isolados.

Nenhum país europeu está mais desiludido e desanimado que a França. 91% dos franceses disseram que a economia vai mal, 10% a mais do que no ano anterior.

A Alemanha aparece como a nação mais confiável, a mais trabalhadora e Angela Merkel como o líder mais citado. A Itália como o país mais corrupto e os italianos como os mais vagabundos. Todas as nações se disseram as mais compassivas. A média de respondentes que tinha uma visão favorável da União Europeia caiu de 60% para 45%.

Um primeiro ministro inglês foi premonitório em 1979. “Nós brigamos por causa de peixe, batata e leite. Mas para que serve a Europa realmente? Nenhum dos países, todos eles potências de segundo escalão, se juntos, jamais serão uma potência mundial”. (Do Diário do centro do mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.