quinta-feira, 18 de abril de 2013

Maioria da população São Paulo aprova redução da maioridade penal, diz pesquisa


Embora a pesquisa mostre um percentual de pessoas que parece ver com mais clareza o problema da delinqüência dos menores, este elevado percentual de apoio à redução da maioridade penal demonstra o limite da tolerância com a situação, mesmo que esteja implícita a idéia de que encarcerá-los vai resolver, quando se sabe que o problema é bem mais complexo.
"A população de São Paulo apoia a redução da maioridade penal com uma esmagadora vantagem. Os dados, segundo a pesquisa Datafolha, apontam que 93% dos moradores da capital paulista quer que a maioridade seja alterada de 18 para 16 anos, enquanto que 6% é contra e 1% não soube opinar.
Foram ouvidas 600 pessoas em São Paulo na última segunda-feira (15), e a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos, para mais ou para menos. Em outros relatórios, feitos em 2003 e 2006, a aprovação da redução da maioridade era de 83% e 88%, respectivamente, entretanto, na época a margem de erro era de dois pontos.

Ainda de acordo com a pesquisa, 35% dos ouvidos diz que jovens entre 13 a 15 anos já devem ser considerados pela lei como adultos. Já para 9% dos paulistanos, menores de 13 anos podem ser tratados como maiores de idade.

Em relação às medidas que possam combater a criminalidade, 42% diz que o ideal seria criar políticas públicas mais rígidas para afastar o jovem deste meio. Já 52% dos entrevistados coloca a redução da maioridade como uma grande melhoria no índice de criminalidade. Outros 5% acredita que as duas medidas devem ser tomadas simultaneamente.

O debate a respeito da redução da maioridade penal voltou à tona após a morte do universitário Victor Hugo Deppman, no último dia 9 em São Paulo. O jovem de 19 anos foi abordado na porta do seu prédio, entregou seu celular ao assaltante e ainda assim foi alvejado com um tiro na cabeça.

O autor do crime era outro jovem que completaria 18 anos três dias depois do caso. Detido, ele foi levado para a Fundação Casa, unidade para menores infratores cumprirem medidas socioeducativas. (No yahoonotícias)
  Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.