quinta-feira, 18 de outubro de 2012

E aí, você acredita em pesquisas?

As pesquisas são mais do que um mero aferimento real da tendência do voto em uma eleição, como parece à primeira vista. Claro que teem critérios técnicos apara coletar e avaliar estes dados junto ao eleitorado, entretanto, existe uma margem de manobra que nem sempre está, ou quase nunca, à serviço do eleitor ou do processo eleitoral. Os “erros” são flagrantes e o descompasso entre institutos de pesquisa indicam que eles podem servir a outros interesses, usando ou manipulando uma boa parcela da população que “não gosta de perder eleições".

Não dá para não desconfiar: Fernando Haddad 47% vs. José Serra 37% (Datafolha, 11/10)! Mas, como? No domingo das eleições (7/10) o resultado não foi Serra 31% e Haddad 29%? Elementar, meu caro: “2º turno é outra eleição”. Sim, mas a decisão e a migração são assim tão automáticas? Dia seguinte, o Ibope confirmatório: Haddad, 48% vs. Serra, 37%. Mas assim mesmo, cifras exatamente iguais? Será que os dois institutos “combinaram”? Só falta aparecer o Vox Populi e dar Serra 52% vs. Haddad 48%... Para o eleitor, principalmente aquele que se guia pelas pesquisas – muito mais gente do que se pensa –, é um nó na cabeça.


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