quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O que pode estar por trás dos incêndios nas favelas de São Paulo

Porque estão ocorrendo tantos incêndios em favelas na cidade de São Paulo? Só este ano já aconteceram 32 vezes, com milhares de desabrigados. Porque tanto o Serra, quando prefeito, e agora, o Kassab desativaram o Programa de Segurança Contra Incêndio, implantado durante a gestão da prefeita Marta Suplicy exatamente para criar políticas preventivas contra estes incêndios?Será que faz parte do “projeto de limpeza” da cidade, do Kassab/Serra? Seria algum projeto de um Brasil sem pobreza acabando com o pobre?

Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas depois do último incêndio desta segunda-feira (03) na favela do Morro do Piolho, na região do Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo. O local está na lista de áreas que devem passar por um processo de desapropriações para a construção de um Parque Linear margeando toda a av. Águas Espraiadas. Outro incêndio foi também registrado, por volta das 14h30 desta segunda-feira, na altura do número 456, na Vila Mariana, zona sul.

Nas duas últimas semanas, outros incêndios foram registrados em São Paulo. Ao menos 55 barracos de uma favela de São Miguel Paulista, na zona leste, foram destruídos pelas chamas na terça-feira (28). Na quinta-feira (23), outra comunidade, na região da Vila Prudente, também na zona leste, pegou fogo, destruindo 150 moradias . Na Brasilândia, zona norte, um incêndio atingiu uma favela na rua Ponte Branca, deixando inúmeras pessoas desalojadas.

A Prefeitura paulistana, na administração de José Serra (PSDB) em 2005, desativou o Programa de Segurança Contra Incêndio, implantado durante a gestão da prefeita Marta Suplicy e que tinha como propósito justamente desenvolver ações de prevenção e orientação especificamente em favelas. Seu sucessor na prefeitura, Gilberto Kassab (PSD), teve a chance de reativar o programa depois que um projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal em 2009 – o que não ocorreu.

Nos últimos cinco anos, o Corpo de Bombeiros contabilizou 530 incêndios em favelas. O tema chamou tanto a atenção que a Câmara Municipal abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a possibilidade de se tratar de uma atuação criminosa. Dominada pela base do prefeito Gilberto Kassab (PSD), porém, a CPI não realizou qualquer investigação até agora.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, 32 casos de incêndios foram contabilizados este ano em São Paulo, sendo que em 2011 foram 79; em 2010, 91 e em 2009, 122. (do Correio do Brasil)
Como vê, pode parecer paranóia, mas, os fatos permitem estas ilações. Sobretudo depois que o Kassab tentou proibir a distribuições de sopas e refeições aos moradores de rua da cidade por varias instituições, desistindo após muitos protestos e, agora, tenta proibir que a população repasse o lixo descartável aos catadores da cidade. Não tem cara de medidas aleatórias.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.