quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Com a Venezuela o Mercosul torna-se a 5ª economia do mundo

Novo mapa
Com a entrada da Venezuela, nesta terça-feira (31/07/12), o Mercosul toma um novo impulso e começa a se encaminhar para o seu objetivo que é a incorporação de todos os países da América do Sul.

Agora, com os 5 membros: Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, este último suspenso temporariamente por ter violado um pressuposto básico que é a democracia, já que destituiu um presidente eleito, o Fernando Lugo, em rito sumário que levou menso de 24 horas. A sua reintegração só acontecerá depois da realização de eleições em abril do próximo ano. 

Leia:

O Golpe de Estado no Paraguai é um teste

Suprema Corte do Paraguai analisa a possível anulação do impeachment 
 
Atualmente o Equador, Bolívia, Chile, Colômbia e o Peru são membros associados, e o México e a Nova Zelândia são observadores. A Bolívia e o Equador agilizam as negociações visando a sua integração efetiva ao bloco, o que deve ocorrer em breve, embora não exista uma data definida.

Com esta nova configuração, o Mercosul passa a ser a 5ª maior economia do mundo, e contará com uma população de 270 milhões de habitantes (70% da população da América do Sul), registrando um Produto Interno Bruto (PIB) a preços correntes de US$ 3,3 trilhões (o equivalente a 83,2% do PIB sul-americano) e um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados (72% da área da América do Sul). 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.