Este
aumento da consciência do consumidor e da responsabilidade das
empresas é uma mudança cultural importante no país, pois, até então as empresas ficavam à vontade para burlar as regras e
enganar o consumidor.
A internet, tambem,
vem contribuindo para dar mais visibilidade a estas contradições,
insatisfação do consumidor x irresponsabilidade das empresas,
quando o estrago potencial na imagem de produtos e da empresa
forçaram a mudança de atitude destas.
"Em 22 anos de vigência, a serem completados no próximo mês, o Código de Defesa do Consumido (CDC) mudou a atitude de cidadãos e empresas. Se agora os consumidores conhecem seus direitos e têm certeza de suas demandas, as empresas também buscam melhorar a qualidade dos produtos e serviços, para evitar reclamações.
A constatação é de pesquisa elaborada pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) com consumidores e empresários. De acordo com o professor Ricardo Morishita, que coordenou a pesquisa, o consumidor brasileiro sabe dos seus direitos e conhece o código, mas poucos registram as reclamações.
O dado relevante é que esta mudança
ocorreu em um prazo relativamente curto de tempo, embora ainda haja
muito o que melhorar. Melhora esta que está diretamente ligada a
reclamação do consumidor, o que levou a atitude das empresas de aperfeiçoar a qualidade dos produtos e/ou serviços como única maneira
de reduzir o número de reclamações, cada vez mais visíveis.
Fonte: Agência Brasil
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