quinta-feira, 12 de julho de 2012

Suprema Corte do Paraguai analisa a possível anulação do impeachment

Não foi à toa que surgiu a Unasul. A OEA (Organização dos Estados Americanos) sempre foi um instrumento de manipulação dos países da América Latina pelos EUA. Esta “avaliação” da situação da crise paraguaia feita recentemente é um claro exemplo, de defesa da visão dos EUA, ou seja, que não houve golpe e que tudo se transcorreu na maior das normalidades. A decisão da Suprema Corte do Paraguai ratifica isso, confirmando o papel de “pau mandado” da OEA.

Bandeira da UNASUL
A Suprema Corte do Paraguai acatou a ação dos advogados de defesa do ex-presidente Fernando Lugo que alegam inconstitucionalidade no processo político estabelecido no Senado que determinou a cassação do seu mandato. O presidente da Corte, Victor Núñez, confirmou a informação e afirmou que a ação já se encontra nas mãos do Ministério Público.

O procurador do Estado responsável por analisar a ação será Javier Diaz Verón. Ele terá 18 dias úteis para dar o seu parecer. O procurador irá dar o seu parecer sobre se o processo político que destituiu o poder de Lugo será anulado ou não.

Núñez explicou que, uma vez recebida a resposta do Ministério Público, a ação deve ser transferida ao Senado, que tem o mesmo prazo para justificar o processo, já que a acusação foi feita contra a entidade.Uma vez que o Senado manifeste usa resposta, a Suprema Corte terá 30 dias para divulgar sua sentença, afirmou o procurador à rádio 650 AM do Paraguai.

Esta é a segunda ação de inconstitucionalidade que apresentam os defensores de Lugo, desta vez, contra a Câmara Alta do Parlamento. O ex-presidente foi destituído do cargo em 22 de junho pelo Congresso através de um julgamento político realizado em tempo recorde. Ele deixou a Presidência 14 meses antes de terminar o seu mandato. (da Opera Mundi)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.