sexta-feira, 23 de março de 2012

A resistência aos antibióticos e o recrudescimento das doenças

A OMS alerta para um cenário quase “apocalíptico”, quando uma das maiores conquistas para a saúde, os antibióticos, entrarem em colapso.
A crescente resistência humana a antibióticos poderá fazer com que esses medicamentos não sejam mais eficazes em um futuro próximo, levando o mundo a uma era “pós-antibióticos”, na qual uma simples infecção na garganta ou um arranhão podem ser fatais, diz a OMS (Organização Mundial da Saúde).
É isso. O uso inadequado ou inconsequente dos antibióticos, quando é utilizado sem necessidade ou critérios que vem levando à crescente resistência das bactérias é um dos principais fatores, aliado a existência de antibióticos falsos e de baixa qualidade. 
 
O mau uso tanto ocorre em função da automedicação como do excessos nas recomendação feitas pelos próprios médicos. 
Uma era pós-antibióticos significa, de fato, o fim da medicina moderna como a conhecemos, diz a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.
O problema já foi identificado há algum tempo, inclusive, em função do recrudescimento de algumas doenças que pareciam controladas ou em vias de serem contidas, como a tuberculose, que vem aumentando, em função do surgimento de uma versão do bacilo mais poderosa e resistente à penicilina.

Fonte: BBC

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.