domingo, 4 de março de 2012

Brics discutem criar novo banco de desenvolvimento

Os ministros de Finanças dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) discutiram nesse fim de semana na Cidade do México a criação de um novo banco multilateral de desenvolvimento, comandado apenas por países emergentes. Ainda sem nome definitivo, a nova instituição financeira vem sendo informalmente chamada de Banco Sul-Sul, ou Banco dos Brics.

O tema já vinha sendo discutido em conversas informais desde fins do ano passado, mas o projeto ganha outra dimensão agora que os Estados Unidos caminham para manter seu monopólio na presidência do Banco Mundial, indicando outro americano para suceder Robert Zoellick, que anunciou que deixará o cargo em junho. (...)

 Os países emergentes, que representam fatia cada vez maior da economia mundial, sentem-se excluídos dos processos decisórios dos dois organismos criados pelo acordo do Bretton Woods: por um acerto não escrito, um europeu sempre preside o Fundo Monetário Internacional (FMI), enquanto um americano comanda o Banco Mundial. Na sucessão do FMI, a China acabou apoiando Christine Lagarde em troca do terceiro cargo mais importante no órgão. 


Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.