segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Conselho Nacional de Imigração aprova vistos aos haitianos

O Brasil sempre adotou uma política flexível sobre imigração, ao contrário de muitos países onde o imigrante é um caso de polícia. Historicamente o país vem adotando uma posição de apoio e ajuda ao Haiti e, agora, com este fluxo de imigrantes ilegais, toma uma decisão oficial que visa evitar a fraude e a ilegalidade que sempre está por trás destas levas de imigrantes.

Ministros Antonio Patriota, José E. Cardozo e Paulo R.S. Pinto
O Conselho Nacional de Imigração, órgão ligado ao Ministério do Trabalho, aprovou hoje (12) a concessão de vistos, em caráter especial, a cidadãos haitianos. A permissão será válida por até cinco anos.

A Embaixada do Brasil no Haiti poderá emitir 100 vistos por mês, não sendo necessária a comprovação da qualificação ou do vínculo com empresa. A Resolução Normativa aprovada pelo Conselho será publicada amanhã no Diário Oficial da União com prazo de dois anos.

Todos os haitianos que já estavam no país antes da publicação da resolução terão a situação regularizada pelo Conselho Nacional de Imigração. Entre os cidadãos que entraram no Brasil ilegalmente, 1,6 mil já estão com a situação regularizada. Mas quem chegar ao Brasil sem visto será notificado a deixar o país. 

Em entrevista coletiva, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, explicou que a medida não tem o objetivo de “fechar a fronteira aos haitianos”, mas sim de regularizar a entrada deles e combater as organizações criminosas e os chamados “coiotes”, que promovem a imigração ilegal. 


Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.